Utopia ou realidade? Será que podemos encontrar a felicidade no trabalho ou tudo isso é uma ilusão?

Wellington Nogueira, fundador dos Doutores da Alegria, em uma de suas palestras, fala sobre felicidade. Aproveito aqui para fazer algumas reflexões sobre como se conectar com a felicidade no mundo corporativo.
Ele fala que uma das besteirologistas dos Doutores da Alegria, a Thais Ferrara, descreve as empresas como as enfermarias dos adultos, pois é o local onde os adultos se internam.
Cada vez mais, temos visto o crescimento do número de pessoas doentes por conta do trabalho e dependentes de medicamentos para tratar a ansiedade e depressão.
Os indicadores de infelicidade também têm sido preocupantes. Uma pesquisa realizada pela Isma Brasil (International Stress Management Association) demonstrou que 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho.
Wellington fala também que da mesma forma com que a saúde não é apenas a ausência de doença, a alegria não significa ausência de conflitos ou problemas.
E aqui te convido a fazer uma reflexão. Como você tem lidado com os desafios diários em seu trabalho? E com as relações difíceis? Quais são os pensamentos que vem à sua cabeça ao lidar com estes momentos?
Um passo bastante importante é manter a serenidade e empatia. Sei que não é fácil mas é como andar de bicicleta ou dirigir, com treino tudo vai ficando mais fácil, e deixa de ser mecânico para se tornar automático.
Entender o propósito de seu trabalho é importante mas ter a clareza de que não é porque o outro tem uma opinião diferente da sua que ele é seu inimigo ou está contra você. Ele apenas tem um ponto de vista diferente. Porque não posso entender a razão dele, diferente da minha, e respeitá-la? Porque é necessário competir? Porque alguém tem que ter a razão?
Está difícil ter uma conversa desafiadora? Ter a serenidade para lidar com um momento difícil por estar envolvido com as emoções? Imagino que sim, mas então o que você pode fazer para deixar este momento mais leve? Bora respirar? Sim... respirar...
Nem que para isso seja necessário pedir um minuto para pegar um copo d´água, uma caneta ou dar "aquela" ida ao banheiro bem rapidinha. É o tempo de você conseguir parar, sair da emoção, respirar profundamente e voltar à razão. Pode parecer um exercício sem sentido mas não é. Essa oxigenada lhe ajuda a reconectar-se contigo para ter uma conversa mais assertiva.
Aprender a negociar respeitando o outro e demonstrando a ele o que é importante pra você pode lhe ajudar a encontrar um caminho que fique mais confortável para os dois lados.
Exercícios de Mindfulness (atenção plena) ajudam muito também a trazer essa serenidade para os momentos difíceis. Estar plenamente presente lhe ajuda a ter maior clareza para resolver os problemas. Pequenos exercícios de respiração usando os cinco sentidos podem ser um começo e não precisam ser e exercícios longos. Reserve 5 minutos por dia para este exercício, para que seu cérebro possa relaxar. Este tempo pode ser aumentado gradualmente, conforme você se sentir confortável.
Então é possível sim ter maior felicidade no trabalho sem que para isso você precise mudar de emprego. A mudança pode acontecer a partir de você.
E então? Bora colocar em prática?
Comments