top of page

Metade dos calouros na faculdade em 2010 trocaram de turma, de instituição ou abandonaram o curso



O site G1 publicou, no último dia 13, uma matéria falando que quase 56% dos alunos (aproximadamente 1.392.586 estudantes) que entraram na faculdade em 2010 não se formaram com os colegas do curso de graduação no qual se matricularam.


A matéria diz também que de acordo com o governo, a desistência pode estar associada a uma escolha não adequada feita pelo aluno, seja pela área ou pelo grau de dificuldade do curso, ou até por questões econômicas.


É claro que muitos outros fatores podem estar envolvidos nessa desistência, mas não podemos ignorar a importância de uma reflexão mais profunda para a escolha da profissão. A Orientação Vocacional (O.V.) é um processo muito mais completo e complexo que um teste vocacional, que as pessoas costumam fazer em sites diversos.


Ela é um processo composto por 10 encontros em que se considera a história de vida do estudante, seus talentos e valores, o que para ele é importante, o que ele já traz na bagagem, como é o processo de escolha neste momento de vida, um plano de ação estruturado e outras reflexões que podem apoia-lo neste momento tão importante.


Um outro ponto é o fator emocional para a escolha, pois há uma pressão interna e da família para esta decisão. Sergio Firpo, professor do Insper diz que: “Aos 17 anos, escolher o que você quer para os próximos 50 é meio cruel. Às vezes, é necessário um pouco mais de maturidade. Essa incerteza gera uma alta rotatividade".


E quem acha que a O.V. é apenas para estudantes que querem escolher seu curso universitário está enganado. Ela também é pode ajudar:

- Estudantes universitários que apesar de já terem escolhido sua formação superior, querem pensar em novas alternativas.

- Profissionais atuantes que buscam uma virada de carreira.

- Profissionais desempregados que querem reavaliar sua relação com o trabalho, se reapropriar de seus talentos para avaliar novas alternativas para sua atuação profissional.

- Aposentados que buscam novas formas de atuação após o encerramento de um ciclo.

- Interessados em desenvolver um novo projeto tirando-o do papel.


Quer ler a matéria completa? Acesse:

https://g1.globo.com/educacao/noticia/metade-dos-calouros-na-faculdade-em-2010-trocaram-de-turma-de-instituicao-ou-abandonaram-o-curso.ghtml

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page